domingo, 11 de novembro de 2007

LIDERANÇA

LIDERANÇA


Liderança é um processo no qual se estabelece relações entre as pessoas, no dia a dia observa-se que toda pessoa é capas de exercer influencia sobre as outras. O principal papel do lider é agir como visionário e motivador, é o líder que cria a nova visão, fixa o novo padrão, motiva e induz os demais a traduzirem essa visão em realidade. Uma liderança forte, agressiva, emprenhada e informada é essencial para o sucesso da reengenharia.
Os lideres eficazes desempenham muitos papeis, e espera-se sempre de um líder que ele atue como um modelo a ser reproduzido pelas pessoas que trabalham com ele, espera-se que um líder coordene os trabalhos, resolva os problemas, promova o crescimento e desenvolvimento dos profissionais.
Os bons lideres se desenvolvem e envolvem através do seu sucesso e reconhecimento, podem fazer estimular, incentivar e provocar a motivação de seus funcionários, mas vale lembrar que motivação é um processo interno e depende de vários fatores intrínsecos ao individuo.
Um dos primeiros estudos sobre comportamento de liderança foi coordenado por Lewin, doutor em filosofia que estudou particulamente a questão da autoridade e dos tipos de liderança.
Alguns lideres são largamente conhecidos, como podemos citar o Jack Welch, da General Eletric, considerado o executivo do século, onde o seu grande mérito constitui em sua capacidade de apontar rumos, energizar seus colaboradores e levá-los a gerar resultados positivos e significativos para empresa.
Cabe observar que não há um enfoque que seja a melhor de todos para liderar as pessoas , considera-se que o estilo de liderança é como o líder procede, tendo um comportamento especifico para liderar.

Disciplina: Liderança e Gestão de Equipes
Profº: Esp. André Pugliese
Aluno : Flavio Jardim Marques

Nenhum comentário: