sábado, 13 de outubro de 2007

Gestão do Conhecimento

O desenvolvimento humano é um processo contínuo de busca ao conhecimento. Hoje pode-se contar com várias áreas da ciência que tentam entender o que leva uma pessoa a ser desenvolver e a construir conhecimento mais do que outras. Na busca por respostas, a psicologia do desenvolvimento nos ajuda a entender como o ser humano se desenvolve.Hoje, o mercado de trabalho procura reter os profissionais que apresentam maior desenvolvimento de valores tanto pessoal quanto profissional, que vem conseqüentemente aumentar a qualidade nos serviços oferecidos aos consumidores ocasionando vantagens competitivas entre produtos e serviços oferecidos. Em busca de vantagens competitivas tem-se aumentado a melhoria da qualidade dos produtos e serviços colocados à disposição dos consumidores finais, ou seja, dos clientes, com objetivo de manter e conquistar diversos mercados, de maneiras mais diversificadas e veloz, criando valores agregados para os clientes através de melhorias no conhecimento, conseguindo com isto obter uma maior compreensão e cooperação entre os colaboradores da empresa.Os desenvolvimentos tecnológicos têm influenciado a maneira das organizações trabalharem, incluindo nelas automatização de muitos processos. A tecnologia da informática ajuda na automatização para melhorar e otimizar a velocidade do conhecimento, utilizando-se para isto a informática de redes que facilita a velocidade da comunicação a uma proporção cada vez maior e crescente, porque também utiliza os sistemas de bases de dados que permite um acesso mais eficiente e eficaz à informação.No mercado atual cada vez mais competitivo, a tecnologia é um grande fator de desenvolvimento do conhecimento, visto que ela é responsável também pela abertura de novos mercados e pela globalização surgida com o aumento da disputa pela concorrência em todos os setores da economia. Toda esta evolução tecnológica resulta do conhecimento.A verdadeira Gestão do Conhecimento resulta da alavancagem do conhecimento já existente num seio de uma organização e a criação de um novo conhecimento nesse processo, unindo as pessoas entre si para compartilhar informações técnicas e especializadas. Na Gestão do Conhecimento as organizações possibilitam, em suas escala a disponibilização do know-how em que assenta a sua especialização a acionistas, clientes e colaboradores, mas não é um fim em si mesmo, e sim apenas um dos meios para atingir os seus objetivos.Podemos concluir que a Gestão do Conhecimento deve ser tratada como um processo usualmente longo, necessitando de ser constantemente reforçado através de toda a organização, de forma que busque estratégias adequadas, que reconheçam e acredite realmente que o sucesso depende das estratégias eficazes de Gestão de Conhecimento.

Equipe: Anaziva Francisco de Oliveira Lopes, Francisca Mônica Gomes de Oliveira, Ivany Pacheco Ferreira, Ildener Alves de Freitas, Liciane Gomes Caetano, Mariceia José Gonçalves da Silva

Um comentário:

gerh disse...

Caríssimos Pós-graduandos,

Fiz a postagem do texto que me enviaram. Espero que a atividade tenha enriquecido o conhecimento de vocês. E que continuem firmes no própósito de melhorar a gestão das pessoas.

Um abraço,

André