domingo, 21 de outubro de 2007

Robôs

Disciplina: Liderança e Gestão de Equipes
Profº: Esp. André Pugliese
Grupo: Heloisa de Castro, Jadson Soares, Keila Aguiar, Marcelo Rocha, Maria Denaide Fernandes, Neuraciene Augusta, Roseliane Barbosa.
Direção: Chris Wedge

O filme apresenta um mundo habitado exclusivamente por robôs, com os personagens tendo seus papéis bem definidos, em mocinhos contra-atacando bandidos. Um idealizador, “Rodney Lataria”, que corre atrás de seus sonhos, apoiado por seus pais e acaba, em nome de sua postura ética, ajudando a todos os robôs da cidade (Robópolis), auxiliado também por uma turma de amigos incentivadores e que necessitam, para própria sobrevivência, das atitudes empreendedoras do mocinho.
Em contrapartida, um robô, Dom Aço, “mau” e ambicioso, instruído por sua mãe, aliena o maior empresário da cidade, Grande Soldador, assumindo o comando de suas empresas, adotando posturas nada éticas e que visam apenas o ganho próprio.
Este enredo vem nos mostrar os bastidores do mundo dos negócios, em que a ambição, em muitos os casos, é a mola mestra que direciona o estilo de grandes diretores de muitas empresas. Também revela, em oposição a esta concepção, a existência de pessoas com caráter empreendedor, ética e determinação.
E deixando o mundo da fantasia, este filme retrata as possibilidades reais frente à administração de empresas e a forma da condução de seus administradores, assim como a existência ainda de grandes empreendedores a espera de oportunidades.
Revela também, o espírito de liderança presente nas pessoas. Entendendo por liderança, segundo Macedo, 2007, a arte de educar, orientar e estimular as pessoas a persistirem na busca de melhores resultados, num ambiente de desafios, riscos e incertezas.
O personagem principal da trama de Wedge, se mostra um líder nesta propositura: ensinando o caminho certos aos seus companheiros, orientando qual a melhor estratégia frente a adversidade apresentada e estimulando a todos para que não percam a esperança lutando sempre pelo seu ideal.
Ele consegue liderar e gerir, inicialmente seus companheiros e após também toda a Robópolis, com eficácia, estimulando e desenvolvendo as competências de cada um, incentivando a criatividade, conciliando interesses de todos, de forma a obter resultados efetivos, atingindo as metas propostas. Ou seja, derrotar o “inimigo” com a união de todos utilizando de suas competências e habilidades, na prática de atitudes acertivas, implicando no alcance das metas.

Nenhum comentário: