quinta-feira, 11 de outubro de 2007

o grande soldador -lider nato

CURSO: Gestão Estratégica de Recursos Humanos
MÓDULO: Liderança e Gestão de Equipes
COMPONENTES DO GRUPO: Adielson Lima Gonçalves, Clairton Thomazi, Damião Jardelson Damasceno, Leila Maia Bezerra Soares, Luciana Bezerra Pinheiro Barbosa, Maria Lúcia de Carvalho Silva.


Traçando um paralelo entre o filme “ROBOS” e o conteúdo abordado na disciplina “liderança e gestão de equipes”, foi possível visualizar a função de um líder em uma instituição, bem como, seu papel no desempenho, positivo ou negativo, da organização e de seus colaboradores diretos. Como exemplo é possível citar a troca do líder na indústria de robôs “O Grande Soldador” e o papel assumido pelo “Lataria”, ao liderar “os latas-velhas”, na recondução do “Grande Soldador” a seu antigo cargo.
O papel de líder vai além do comando dos colaboradores, estendendo-se a motivação da equipe, ao favorecimento da integração, a participação de todos com a contribuição de cada um para a execução da tarefa realçando os talentos individuais.
O filme nos remete a refletir a diferença entre grupos liderados por “Chefes” em contraponto ao “Gestor-líder”. Enquanto o primeiro tem sua visão focada em interesses individuais da alta direção, com foco na lucratividade, levando em conta apenas seus ideais, o segundo pauta na satisfação da equipe, do cliente, da empresa, buscando resolver problemas comuns, demonstrando autenticidade, fortalecendo lideres em potencial, gerando futuros sucessores e não visando fins egoísticos. O Gestor – líder tem uma visão sistêmica da empresa e associa suas visões aos sonhos dos outros, proporcionando bem estar aos seus colaboradores no desempenho de suas funções.

Um comentário:

André Pugliese disse...

Olá!

Parabéns pelo texto. Tenho certeza que foi muito bom fazer este trabalho colaborativo. Espero que a turma de vocês - espetacular, diga-se de passagem - possa continuar sempre unida no propósito de discutir as questões importantes relacionadas à Gestão de Pessoas, relacionadas a nós.

Considerem-se aprovados.

Um abraço,

André