quinta-feira, 25 de outubro de 2007

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Palmas, 24 de outubro de 2007.

TRABALHO EM EQUIPE

ALUNOS:
Vanessa Nunes Torres Silva Santos
Adriana Borges de Lima Loureiro
Adriana Estelita
Michelle Barnabé
Gilberto Nogueira da Costa

LIDERANÇA


Ser lider é algo muito complexo, pois não basta ser somente eficaz e eficiente, dinâmico e habilidoso, essas características ajudam, mas não é determinante para ser um bom lider.
Não é com uma receita de bolo em que você segue rigorosamente para obter o resultado, pois existem vários tipos de líder para vários tipos de situações.
Mas existem algumas dicas válidas, quando o objetivo é sempre estar melhorando. Algumas delas que se destacam é: conquistar a confiança sendo confiável aos subordinados, pois desta forma é possível delegar funções e saber de todos os detalhes, pois quando existe confiança, não importa se a noticia é boa ou ruim, ela vai ser falada. Vai existir o contínuo feedback, pois é muito importante, para que algumas atitudes sejam revistas ou continue.
Outra dica é comemorar sempre, pois desta maneira, vai estar sempre estimulando a equipe a querer sempre mais, melhorar, entusiasma o grupo, de forma que eles se sintam valorizados e reconhecidos pelo trabalho.
A liderança não é algo facil, mas desafiador; que exige do lider, muita dedicação e bom senso, durante as ações desenvolvidas no trabalho e para o trabalho.
Portanto buscar fazer a diferença naquilo que se faz; desenvolvendo meios saudáveis, criativos e sustentáveis de envolver a todos no processo, é imprescindível como característica de uma boa liderança.
Ressaltamos ainda o programa 9S’s, acreditando ser importante cada Senso no desempenho da liderança, trabalhando as crenças comuns como forma de homogeneizar os valores dentro das equipes:

Senso de União: “Todos envolvidos nos mesmos objetivos e resultados, compartilhando conhecimentos, criando uma identidade em comum.”

Senso de Autotreinamento: “Orientar sobre a importância da auto-capacitação, acompanhando as exigências de mercado e avanços tecnológicos.“

Senso de Seleção: “Deixar somente os objetos necessários no local de trabalho com fácil acesso.“

Senso de Ordenação: “Processos de comunicação visual e identificação dos objetos e ambientes, devem ser bem definidos e de forma visível.”

Senso de Limpeza: “Tudo deve estar limpo e atualizado com boa postura inclusive os profissionais.”

Senso de Bem-estar: “Boas condições físicas e mentais, clima organizacional prazeroso e saudável, equipamentos em estado satisfatório para utilização.”

Senso de Aparência: “Exclusivo para o ser humano, não restringindo somente a aparência visual, levando em consideração: atitude, elegância, postura...”

Senso de Economia: “ Combate ao desperdício, dando suporte e informações.”

Senso de Autodisciplina: “ Para manter a autodisciplina é necessário praticar os 8 sensos anteriores até que os conceitos sejam incorporados e possam ser transformados em uma filosofia de vida.”

MOURA, Ana Rita de Macedo. Trabalho em equipe. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2004. 136 p (biblioteca de competências).

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